Olá, mundo!

Engraçado como esse estúpido automático título fornecido pelo WordPress a todo novo metido a escritor vem bem a calhar para o meu caso. Olá, mundo! Olá, Espanha, França, Rússia, Hong Kong, Tailândia, Japão, Nova Zelândia, Estados Unidos, México, Costa Rica! Olá, sonho!

Não é pouca coisa realizar uma volta ao Mundo. É algo com o que qualquer um lendo este parágrafo já sonhou. Eu sonho com isso talvez desde a infância, quando desenhava mapas, bandeiras, e decorava nomes das capitais de países como Uzbequistão, Nepal, Jordânia, Iêmen, e por aí vai… Quando entrei num curso superior de Jornalismo tinha o ingênuo desejo de viajar como correspondente internacional; falar sobre a cultura, a música, a comida, a vida da população do maior número de territórios em que pudesse deixar minhas pegadas.

A graduação te derruba muitos mitos, é certo. Te enche de decepções, e acaba as vezes até te levando a desacreditar na possibilidade de realizar qualquer coisa que supere o limite da mediocridade. Mas, cá estou eu, prestes a embarcar na cara e na coragem numa jornada que nem meus maiores ídolos literários sequer sonharam. É claro que, todos, se não percorreram o terreno físico que irei percorrer, tiveram em suas experiências o peso, o sangue, as lágrimas e conquistas que nem 10 voltas ao mundo alcançariam. No entanto lá vou eu, numa tentativa de junto a meus heróis – Hemingway, Miller, Kerouac, London, Bukowski, Cèline, Orwell, Hunter Thompson, Foster Wallace, Bourdain, Greil Marcus – observar o Mundo com os olhos de quem cansou de deixar a vida pra depois. Quero deixar tantos carimbos nas trilhas do planeta e de quem me acompanhar por aqui quanto os carimbos que terei em meu passaporte.

“Nothing behind me, everything ahead of me, as is ever so on the road.”
— Jack Kerouac (On the Road)

2 pensamentos sobre “Olá, mundo!

Deixe um comentário

